sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Dia Nacional do Voluntariado

E foi no dia 28 de agosto, terça-feira, que meu pai me deu uma carona até o metrô de Del Castilho e lá, eu recebi um brinde pack-clean com um folder escrito "Dia Nacional do Voluntariado". Sem entender muito do que se tratava, guardei tudo na bolsa e como estava sem muito tempo, agradeci a moça e segui meu caminho.

Já dentro do metrô, dei uma lida no folder e uma futucada no pack-clean. Chegando em casa, pela internet, resolvi fazer umas buscas para saber do que se tratava aquele brinde... descobri que se tratava de uma campanha cujo o nome é "Planeta em Boas Mãos".


No site do metrô, li que em ação conjunta com o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial o metrô iniciou um projeto com atividades de recolhimento, preservação, reciclagem, consumo sustentável, entre outros temas para conscientizar a população carioca sobre a importância do trabalho voluntário e o descarte consciente do lixo. No folder, tinha escrito: "Descarte seu lixo de forma consciente. Participe!"
  • Reduza: consumindo melhor e menos iremos racionalizar o uso de materiais no nosso cotidiano.
  • Reuse: antes de descartar um produto devemos verificar se ele não tem mais nenhuma possibilidade de utilização.
  • Recicle: Ao possibilitar o retorno de um material ao ciclo da produção, seja ela industrial, agrícola ou artesanal, estamos poupando os recursos naturais.
Dentro da programação, foi disponibilizado aos clientes do metrô orientações sobre como se tornar voluntário em sintonia com o planeta. E por tempo indeterminado, foram instalados coletores de pilhas e baterias nas estações da Pavuna, Del Castilho, Vicente de Carvalho, Cinelândia, Central, Carioca, Largo do Machado, e Ipanema/ General Osório. Sobre os pack-clean (porta-sacolas plásticas recicláveis) foram distribuídas 5 mil brindes nas estações de Del Castilho, Central, Uruguaiana, Carioca e Botafogo.

Gostei da campanha. Aqui em casa já fazemos algo mais ou menos do tipo, separamos nosso lixo para reciclagem e eu já tive oportunidade de participar de trabalhos voluntários... a campanha tem informações úteis mesmo!

Ah! E eu li, também, algumas informações no site G1

Um comentário:

  1. Olá!Boa noite!
    Barbie!
    muito bela atitude ... a sua divulgação do "Riovoluntário" para a conscientização da população em relação ao meio ambiente!
    Obrigado pelo seu carinho ao meu blog!
    Bom final de semana!Paz e luz!
    Beijos

    ResponderExcluir